terça-feira, 3 de novembro de 2009

KM - Knowledge Management


















KM Knowledge Management ou em português Gestão do Conhecimento objetiva manter o gerenciamento integrado da informação do conhecimento, facilitar o acesso a obter-lo e controlar o nível de conhecimento dentro de um grupo da sociedade ou de uma empresa.

Por conhecimento entende-se a informação decifrada, catalogada, analisada e interpretada. Deter o conhecimento significa o poder de usá-lo na tomada de decisões.
Segundo a Wikipédia, “Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional”.

A pirâmide do conhecimento, nos mostra simplificadamente a abstração da cadeia do conhecimento. Os dados, que são a base maior da pirâmide, isoladamente não significam nada, a informação aglutina e contextualiza os dados proporcionando o conhecimento e como usá-los, porém só a sabedoria nos proporciona saber quando utilizar esses dados.





















A representação por eixos que encontramos em um trabalho, sem o nome do autor. no site www.ica.ele.puc-rio.br/files/download.rails?fileId=612, ilustra com muita propriedade a evolução do nível de compreensão à medida da contextualização da informação.






















Temos como principais objetivos da Gestão do Conhecimento:
•Compartilhar melhores práticas de gestão;
•Compartilhar melhores práticas de projeto;
•Acelerar inovação;
•Reduzir silos de informação;
•Mapear conhecimento externo;
•Vender conhecimento;
•Reter talentos;
•Mapear competências individuais;
•Facilitar contribuição individual;
•Capturar conhecimento do cliente;
•Acelerar o aprendizado;
•Organizar a informação;
•Alinhar a organização, dentre outros.

E como objetivos empresariais temos as seguintes abordagens:
•Acelerar a geração de novos conhecimentos de valor competitivo;
•Melhorar o processo decisório;
Reduzir custos e re-trabalho;
•Descobrir capital intelectual já existente na empresa;
•Gerar novas receitas com base na reutilização do capital intelectual existente na empresa;
•Proteger o capital intelectual existente na empresa;
•Servir os clientes.

Papa da gestão do conhecimento Pierre Levy
Sugerirmos consultar também
http://www.paradigma.com.br/gestao-do-conhecimento-na-pratica/view
WWW.terraforum.com.br
www.commit.com.br

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