quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CAP 18 - SCM - suply chain management


Fonte: www.igd.com/index.asp? id = 1 & fid = 1 & sid = 17 & tid = 0 ...

A cadeia de suprimentos (suply chain) é composta por fornecedores que suprem uma empresa em suas necessidades para o desenvolvimento de seus produtos, por ela própria e por seus parceiros responsáveis pela distribuição de seus produtos, compreendendo um processo que agrega valor ao produto fim, visando a satisfação de um dessa cadeia que é o cliente final do produto. Mas esse fluxo não se encerra, tornando-se continuo em razão do feed back que o consumidor dá sobre o produto.
E o SCM-Suply Chain Management é o gerenciamento dessa cadeia que possibilita a identificação de pontos fortes e fracos do fluxo, auxiliando a tomada de decisões visando aumentar a competitividade desse produto.
Esse gerenciamento objetiva básicamente (fonte Wikipédia):
· Reduzir custo;
· Aumentar a eficiência;
· Ampliar os lucros;
· Melhorar os tempos de ciclos da cadeia de fornecimento;
· Melhorar o desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores;
· Desenvolver serviços de valor agregado que dão a uma empresa uma vantagem competitiva;
· Obter o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com o menor custo;
· Manter o menor estoque possível.
Em nossa aula foi citado como melhor exemplo de gerenciamento de uma cadeia de suprimentos o Mc Donalds.

Sugerimos também consultar:
www.endeavor.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário